O Profissional da Informação

Eu reconhecerei que o universo da cultura da informação está mudando e que os bibliotecários necessitam responder positivamente a estas mudanças para prover os recursos e serviços que os usuários necessitam e desejam.
Eu me educarei sobre a cultura da informação dos meus usuários e buscarei maneiras de incorporar o que eu aprendi nos serviços oferecidos pela biblioteca.
Eu não ficarei na defensiva em relação à minha biblioteca, encararei com a verdade a sua situação e farei uma avaliação honesta do que pode ser alcançado.
Eu serei um participante ativo nos movimentos de avanço de minha biblioteca. Eu reconhecerei que as bibliotecas mudam lentamente, e trabalharei com os meus colegas para empenhar nossa responsabilidade nas mudanças.
Eu serei corajoso em propor novos serviços e novas maneiras de promover , executar e oferecer os serviços, mesmo que alguns de meus colegas sejam resistentes.
Eu apreciarei a excitação e o prazer das mudanças positivas e os partilharei com os colegas e usuários. Eu abandonarei velhas práticas se agora houver uma maneira nova de realizar coisas, mesmo que essas práticas tenham um dia parecido tão espetaculares.
Eu experimentarei uma nova abordagem para mudar e ansiarei por cometer erros.
Eu não esperarei até que algo esteja perfeito antes de liberá-lo, e eu o modificarei baseado na reação dos usuários.
Eu não temerei o Google ou serviços semelhantes, mas contrariamente buscarei as vantagens destes serviços para beneficiar os usuários, enquanto também promoverem excelentes serviços que atendam as necessidades dos usuários. Eu evitarei pedir aos usuários que vejam as coisas nos termos de bibliotecários, mas contrariamente darei forma aos serviços para refletir as preferências e expectativas dos usuários.
Eu desejarei ir onde estiverem os usuários estão tanto on line quanto nos espaços materializados convencionalmente, para praticar minha profissão.
Eu criarei sítios abertos na WEB que permitam aos usuários juntarem-se aos bibliotecários para contribuição de conteúdos em função de aprimorar sua experiência de aprendizado e promover assistência aos seus pares.
Eu favorecerei catálogos abertos que promovam as características interativas e personalizadas que os usuários de ambientes informacionais em rede esperam.
Eu encorajarei a administração de minha biblioteca "blogar".
Eu validarei por minhas atitudes o papel profissional vital e relevante do bibliotecário em qualquer tipo de cultura informacional que evolua. (Um Manifesto 2.0 por Laura Cohen, 2006) Tradução: Maria José Vicentini Jorente, Brasil 2007.

Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Realidade aumentada

A realidade aumentada é um elemento da Ciência da computação que visa integrar o mundo real aos elementos virtuais. É uma nova forma de visualização de imagens que reconhece figuras através de webcam, em que, são projetados objetos ou animações em três dimensões (3D). Objetivando um suplemento de um cenário real com as informações provenientes de um computador. Essa tecnologia permite aos usuários interagirem com os elementos tecnológicos.
A realidade aumentada representa uma evolução concernente aos sistemas de realidade virtual, seguindo assim, os avanços da tecnologia. A realidade aumentada surgiu na década de 90, devido ao aumento de pesquisas e trabalhos na área. De acordo com alguns autores, a realidade aumentada também possui outros termos, a saber: realidade expandida, realidade realçada, realidade misturada, realidade mista e realidade ampliada, porém, o termo mais usado nas bibliografias é realidade aumentada. Para fazer uso dessa ferramenta são imprescindíveis alguns dos seguintes dispositivos tecnológicos: displays baseados em monitores, capacete com visão direta, capacete com visão de câmera de vídeo e displays de projeção.
O desenvolvimento da Ciência e Tecnologia são os responsáveis pela mudança no conceito das bibliotecas. A função da biblioteca, como uma unidade de informação é disseminar informações a todos. Com tantos recursos tecnológicos à disposição dos usuários, é necessário que a unidade de informação disponibilize o que há de mais inovado, no que diz respeito à tecnologia. A realidade aumentada é um recurso que pode ser utilizado nas bibliotecas através de livros com formas tridimensionais, fazendo com que o usuário interaja no mundo real com imagens, textos e sons, proporcionando uma aprendizagem de forma diferenciada aos usuários. A leitura a partir de livros em formato tridimensional envolve a parte sensorial das pessoas, uma vez que, muitas vezes, o usuário manuseia os objetos da realidade aumentada com as próprias mãos, o que permite uma interação atrativa e motivadora com o ambiente real.
Para que essa tecnologia seja aplicada nas bibliotecas é necessário elaborar um software de desenvolvimento de aplicações em RA, ajustado e configurado para as informações que serão produzidas, como também, utilização de marcadores que reproduzirão as imagens 3D, para anexar às páginas dos livros e webcam ou óculos 3D para capturar e reproduzir as imagens. Além de todos esses recursos para utilização da realidade aumentada nas bibliotecas, é imprescindível que o profissional bibliotecário esteja devidamente capacitado para utilizar dessa ferramenta e repassar para os usuários.

Referência:

Realidade aumentada aplicada às bibliotecas: igualdade e diversidade no acesso à informação. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2010.

Um comentário:

  1. Olá Márcia!
    Uma atualização vai bem. (sorrio)
    Abraço do blogueiro navegante.
    Tenha uma excelente terça-feira!

    Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de Paulo Cesar’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir